Para compreendermos o papel da matemática nos dias atuais, precisamos entender suas origens e seu processo evolutivo . No entanto para analisarmos sua origem é preciso esclarecer a seguinte questão:
A matemática é uma invenção ou uma descoberta ?
De acordo com a teoria de Platão o conhecimento é como uma revelação , a verdade está num outro mundo, pronta acabada e sobrenatural, mais só pode ser desvendada por pessoas dotadas de especial inteligência.
Evidentemente que na antiguidade , suas ideias serviram para justificar a sociedade na qual vivia: a escravidão, o poder da aristocrácia, a inferioridade feminina essa concepção de conhecimento prevaleceu por muito tempo até hoje influencia nossas práticas pedagógicas.
No entanto, sabemos que a matemática surgiu exclusivamente da necessidade humana na tentativa de resolver problemas coditianos . Dessa forma não podemos creditar que a matemática é destinada a uma minoria que tem o "dom sobrenatural" da inteligência,
Sobre Isso Cortella,1998 afirma:
"É preciso mostrar ao aluno que os conhecimentos têm uma história, que a matemáti
ca não é estática .Que 2 + 3 = 5 porque criamos o "2" ,o "3",o "5" a operação " +" . Além disso são apenas símbolos que surgiram, não por outro motivo , mas por que aprendemos a contar fazendo correspondência com os dedos da mão ".
Assim, podemos então concluir, que a matemática não foi inventada nem descoberta, ela se apresentou à sociedade de forma ntural e espontánea das necessidades de fazer relções númericas, assim como atribuir forma da natureza.E foi evoluindo a longo do tempo ,conceitualmente de acordo com os problemas que foram surgindo em várias civilizações.
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