Atualmente, várias são as propostas de trabalho para o ensino significativo da matemática.
- Resoluções de problemas . Essa proposta, mais atual visa a construção de conceitos matemáticoa pelo aluno através de situações que simulam a sua curiosidade matemática.através de suas experiências com problemas de naturezas diferentes, o aluno interpreta o fenômeno matemático e procura explicá - lo dentro de sua concepção a matemática envolvida.
Nesse processo o aluno envolve-se com o "fazer" matemática no sentido de criar hipóteses e conjecturas investigá-las a partir da situação problema proposta.
- Modelagem. Tem sido utilizada como forma de quebrar a forte dicotomia existente entre matemática escolar formal e a sua utilidade na vida real . Os modelos matemáticos são forma de estudar e formalizar fenomeno do dia a dia. através da modelagem matemática o aluno se torna mais consciente da utilidade da matemática para resolver e analisar problemas do dia a dia.
- Etnomatemática.Tem como objetivo primordial valorizar a matemática dos diferentes grupos culturais. propõe-se uma valorização dos conceitos matemáticos formais construidos pelos alunos através de suas experiências, fora do contexto da escola .
Essa proposta de trabalho requer uma preparação do professor no sentido de reconhecer e identificar as construções conceituais desenvolvidas pelos alunos.
História da Matemática. Tem servido como motivação para o desenvolvimento dos diversos conceitos matemáticos. Essa linha de trabalho parte do princípio de que o estudo da construção historica do conhecimento matemático leva a uma maior compreenção da evolução do conceito, enfatizando as dificuldades inerentes ao conceito que está sendo trabalhado.Essas dificuldades históricas têm-se revelado as mesmas muintas vezes apresentadas pelos alunos no processo de aprendizagem.
Esse estudo está muito relacionado com o trabalho em etnomatemática, pois mais e mais são revelados estágios de desenvolvimento histórico de diferentes conceitos.
O uso de Computadores. Acredita-se que metodologia de trabalho dessa natureza tem o poder de dá ao aluno a auto confiança na sua capacidade de criar e fazer matemática. com essa abordagem a matemática deixa de ser um corpo de conhecimento pronto e simples trasmitido aos alunos e passa a ser algo que o aluno faz parte integrante do processo de construçao de seus
conceitos.
Jogos Matemáticos. Com uma tendência do nosso ensino à super valorização do pensamento algorítimico, tem-se deixado de lado o pensamento lógico matemático além do pensamento espacial.
Areditá-se que no processo de desenvolvimento de estratégias de jogo,o aluno envolve-se com o levantamento de hipóteses e conjecturas, aspecto fundamental do pensamento científico, inclusive matemática
Mais importante de todas essas propostas é o fato de que elas se completam. É difícil, num trabalho escolar , desenvolver a matemática de forma rica para todos os alunos se enfatizarmos apenas uma linha metodologica
( adaptado de D'Ambrosio, Beatriz. S. In: Temas e debates)
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